Nos últimos anos, a cannabis tem sido cada vez mais estudada por seus possíveis benefícios para a saúde, incluindo sua relação com a saúde feminina. Embora a pesquisa sobre o uso de cannabis em mulheres ainda seja limitada, há evidências de que ela pode ter propriedades benéficas para várias condições de saúde exclusivas para mulheres e outras pessoas que possuem úteros, como TPM, doenças hormonais, menopausa e saúde sexual. Veja a seguir:
TPM (Tensão Pré-Menstrual)
A TPM é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que ocorrem antes do período menstrual. Muitas mulheres relatam que o uso de cannabis pode ajudar a aliviar esses sintomas, incluindo dores de cabeça, cólicas, inchaço e ansiedade. Um estudo publicado no Journal of Women’s Health descobriu que as mulheres que usaram cannabis para aliviar os sintomas da TPM relataram uma redução significativa na gravidade e frequência dos sintomas.
Doenças Hormonais
As doenças hormonais, como a endometriose e a síndrome do ovário policístico, afetam milhões de mulheres em todo o mundo. A endometriose é uma condição dolorosa em que o tecido que normalmente cresce dentro do útero cresce fora dele, enquanto a síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal que pode afetar a fertilidade e causar problemas de saúde a longo prazo. Embora a pesquisa sobre o uso de cannabis para essas condições ainda seja limitada, há evidências de que ela pode ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que podem ajudar a aliviar a dor e os sintomas associados a essas doenças.
Menopausa
A menopausa é uma fase natural da vida das mulheres, mas pode ser acompanhada de sintomas desagradáveis, como ondas de calor, sudorese noturna e alterações de humor. Um estudo publicado no Journal of Women’s Health descobriu que o uso de cannabis pode ajudar a reduzir a gravidade e a frequência das ondas de calor em mulheres na menopausa. Além disso, a cannabis também pode ajudar a melhorar o sono, reduzir a ansiedade e melhorar o humor, o que pode ser benéfico durante a menopausa.
Saúde Sexual
A cannabis também pode ter propriedades benéficas para a saúde sexual das mulheres. Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine descobriu que as mulheres que usaram cannabis antes do sexo relataram um aumento na excitação sexual e no prazer. Além disso, a cannabis também pode ajudar a aliviar a dor durante o sexo em mulheres que sofrem de condições como vaginismo e dispareunia.
Você já conhece o Ganja Care? O Ganja Care é uma plataforma de saúde canábica que auxilia os pacientes a terem acesso ao melhor tratamento com cannabis, acompanhando o paciente em todas os processos de sua necessidade. Acesse o site e agende sua consulta agora mesmo.