Nos últimos anos, vimos a nostalgia inundar a indústria do entretenimento, com lançamentos de clássicos repaginados e reinventados para a realidade atual. Um desses foi o discos de vinil, que fizeram um retorno positivo na indústria da música. Embora já tenham sido substituídos por formatos digitais, lojas de discos têm surgido em todo lugar, e os artistas estão lançando suas músicas em vinil novamente.
Com a música digital, é fácil esquecer que existe um produto físico por trás da música. Os discos de vinil fornecem uma maneira de se conectar com a música e o artista de uma maneira mais tangível. Mais e mais pessoas estão colecionando discos de vinil, e a tendência não mostra sinais de desaceleração. O retorno do vinil é uma boa notícia para os amantes da música e lojas de discos. É a prova de que ainda há um lugar para formatos de música física em um mundo digital.
Na indústria da música, o ano começou com um lançamento incrível. Durante a CES 2023, a maior feira de consumidores de eletrônicos do mundo, a JBL lançou sua própria vitrola. A vitrola JBL TT350 toca vinis tanto de 33 1/3 rpm como 45 rpm. O prato da plataforma é de alumínio fundido e tem o chassi folheado a madeira de nogueira natural, com pés ajustáveis para reduzir a vibração em superfícies irregulares.
O braço conta ainda com um cartucho magnético móvel Audio Technica. O toca-discos chega por US$ 1 mil, cerca de 5,5 mil reais, na cotação atual. Além da vitrola, a JBL lançou o tocador de CDs CD350, o amplificador SA550 e o media streamer, que se conecta a plataformas como Spotify via Wi-Fi ou por cabo, MP350.
O CD player é o item mais barato da série, por US$ 700 (R$ 3,8 mil). Já o streamer será vendido a US$ 800 (R$ 4,3 mil), enquanto o amplificador chegará por US$ 2 mil (quase R$ 11 mil).
Todos os novos eletrônicos têm visual retrô, similar ao visto na edição limitada de amplificadores SA750, lançados na CES 2021.