O município de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, passará a oferecer tratamento à base de cannabis através do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste mês.
A medida faz parte da política municipal de uso da cannabis para fins medicinais, instituída por uma lei sancionada em novembro do ano passado. A lei garant ao paciente o direito de receber gratuitamente do poder público medicamentos que contenham canabidiol (CBD), tetraidrocanabinol (THC) e/ou demais canabinoides encontrados na maconha.
De acordo com a lei, para receber os medicamentos de cannabis, o paciente deve ter prescrição em receituário público e laudo médico contendo justificativa para utilização do remédio, além de ser frequentador regular do SUS.
A lei também prevê que o poder público pode celebrar convênios com a União, Estados, Municípios ou suas autarquias, assim como com organizações sem fins lucrativos representativas dos pacientes, a fim de promover campanhas, fóruns, seminários, simpósios e congressos para conhecimento da população em geral e de profissionais de saúde acerca da terapêutica canábica.
Muitos pacientes a espera dessa aprovação pelo Brasil inteiro
Parabéns Volta Redonda 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾