Como a cannabis auxilia no tratamento da fibromialgia

Pesquisas avaliam o uso da cannabis medicinal no tratamento da fibromialgia.

0
240

À medida que as pesquisas sobre a cannabis medicinal avançam, especialistas questionam o papel da planta no tratamento da fibromialgia, uma síndrome que causa muita dor e afeta as mulheres duas vezes mais do que os homens.

A fibromialgia é uma condição crônica de saúde caracterizada por dores generalizadas nos ossos, músculos e articulações, que afeta cerca de 5-7% da população global. Além das dores, o paciente com fibromialgia tem grande sensibilidade e pode sentir sua musculatura se comprimir quando tocado. As dores podem ser acompanhadas por sintomas de cansaço e problemas para dormir.

Devido à natureza altamente comórbida da fibromialgia, os pacientes com o distúrbio geralmente respondem mal aos tratamentos tradicionais de dor. Estudos recentes sugerem que a resposta do paciente pode ser mais favorável a analgésicos alternativos, como a cannabis.

Um estudo publicado pelo Dr. George Habib afirma que a cannabis melhora significativamente a qualidade de vida em mulheres com fibromialgia, inclusive as que possuem a doença resistente à tratamento, chamada de fibromialgia refratária.

“Ao longo da história, diferentes culturas usaram cannabis para tratar a dor. A medicina moderna encontrou o papel do sistema endocanabinóide na fisiopatologia da dor neuropática. Estudos anteriores mostraram que a cannabis é eficaz na promoção do sono, aprofundamento e alongamento do ciclo do sono. Outras vantagens do tratamento com cannabis incluem um bom alívio da dor sem efeitos colaterais significativos”.

Um outro estudo, publicado em 2019, mostrou os resultados do acompanhamento de 367 pessoas que fizeram o tratamento com Cannabis por seis meses. Os pesquisadores concluíram que a Cannabis medicinal é eficaz e segura quando administrada com calma e gradualmente e que há bastante evidência de que o óleo de CBD é eficaz entre os pacientes.

“Considerando as baixas taxas de dependência e reações adversas sérias (especialmente quando comparada a opioides), a terapia com Cannabis deve ser considerada para aliviar a carga de sintomas entre os pacientes com fibromialgia que não estão respondendo ao tratamento convencional”, escreveram.

Fonte: RheumatologyNetwork, MedicalNewsToday, Tegrapharma


Esse conteúdo foi viabilizado pela Who is Happy. A Clínica Who is Happy possui uma equipe de médicos especializados preparados para te auxiliar em todo o processo de viabilização do tratamento com Cannabis medicinal. Agende uma consulta em clinica.whoishappy.com.br e comece seu tratamento legalizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.