Durante a Expocannabis 2022 que aconteceu nos dias 2,3 e 4 de dezembro na capital uruguaia, o presidente da IRCCA (Instituto de Regulação e Controle da Cannabis) anunciou o lançamento de novas variedades de cannabis legal para venda nas farmácias uruguaias.
A nova variedade, denominada Gama, terá um teor de 15% de THC. Tal porcentagem está mais próxima dos níveis de THC encontrados nos produtos oferecidos nos clubes de cannabis e no mercado ilegal. Até então as farmácias ofereciam apenas duas variedades de cannabis, ambas com nível de THC menor ou igual a 9%.
Segundo o Instituto, existem no Uruguai um total de 50.190 compradores de cannabis legal e apenas 30 farmácias que a vendem. Em contrapartida, são 274 clubes canábicos, com cerca de 8.480 filiados e 14.491 produtores caseiros cadastrados.
Segundo a IRCCA, um número gigante de consumidores é perdido para o mercado ilegal tanto pela maior potência do produto ilegal quanto pela dificuldade de acesso à cannabis legal, vez que o número de farmácia habilitadas para venda ainda é ínfimo.
Em conversas informais que tive com membros da IRCCA durante a Expocannabis 2022, me foi informado que existem planos para autorizar estrangeiros a adquirir cannabis no mercado legal uruguaio. Caso isso de fato ocorra, será uma verdade revolução no mercado da cannabis da América Latina.