Governo Uruguaio autoriza venda de cannabis com níveis mais altos de THC

Nosso colunista Murilo Nicolau, advogado atuante na área regulatória da cannabis, esteve na ExpoCannabis 2022 e nos atualizou da situação legal da verdinha na capital uruguaia.

0
159

Durante a Expocannabis 2022 que aconteceu nos dias 2,3 e 4 de dezembro na capital uruguaia, o presidente da IRCCA (Instituto de Regulação e Controle da Cannabis) anunciou o lançamento de novas variedades de cannabis legal para venda nas farmácias uruguaias.

A nova variedade, denominada Gama, terá um teor de 15% de THC. Tal porcentagem está mais próxima dos níveis de THC encontrados nos produtos oferecidos nos clubes de cannabis e no mercado ilegal. Até então as farmácias ofereciam apenas duas variedades de cannabis, ambas com nível de THC menor ou igual a 9%.

Segundo o Instituto, existem no Uruguai um total de 50.190 compradores de cannabis legal e apenas 30 farmácias que a vendem. Em contrapartida, são 274 clubes canábicos, com cerca de 8.480 filiados e 14.491 produtores caseiros cadastrados.

Segundo a IRCCA, um número gigante de consumidores é perdido para o mercado ilegal tanto pela maior potência do produto ilegal quanto pela dificuldade de acesso à cannabis legal, vez que o número de farmácia habilitadas para venda ainda é ínfimo.

Em conversas informais que tive com membros da IRCCA durante a Expocannabis 2022, me foi informado que existem planos para autorizar estrangeiros a adquirir cannabis no mercado legal uruguaio. Caso isso de fato ocorra, será uma verdade revolução no mercado da cannabis da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.