Entenda se os riscos de dirigir [email protected] são altos ou baixos.

O impacto do álcool na condução já é bem difundido, mas em relação à cannabis, a compreensão sobre esse impacto ainda está no início.
A cannabis é uma substância muito mais complexa e pode afetar os consumidores de maneira diferente, dependendo do tipo de produto, quantidade usada e tolerância potencial de uma pessoa.
Isso levou a uma série de equívocos sobre o verdadeiro impacto da cannabis na condução.
No Canadá, onde o uso recreativo já é legalizado, pesquisas têm avaliado essa questão.
Um estudo realizado entre os canandenses mostrou que usuários têm a percepção que dirigir sob a influência de cannabis é menos arriscado do que o álcool.
Uma outra pesquisa realizada com 91 jovens e jovens adultos parece confirmar isso: eles indicaram que dirigir sob a influência de cannabis era um comportamento normalizado e acreditavam que não é tão arriscado.
Porém, dirigir sob a influência de maconha pode, sim, ser um comportamento arriscado.
Dirigir sob efeito de maconha
Apesar de um estudo recente mostrar que a legalização da cannabis não aumentou a taxa de acidentes de trânsito ou lesões resultantes da condução sob a influência da cannabis, deve-se tomar cuidado para não interpretar isso como um comportamento seguro.
A condução exige concentração total e sabe-se que o THC afeta a coordenação motora e o tempo de reação, o que interfere diretamente na condução segura.
Alguns testes cognitivos mostram evidências de que o uso de maconha afetou o desempenho do condutor em diversas tarefas de direção.
De fato, o álcool e a maconha causam efeitos diferentes no usuário, por isso existe essa percepção que o álcool é pior, mas a cannabis também pode interferir na direção.
Na realidade, apesar das pesquisas apontarem para o THC como ”vilão” da condução segura, existem outros compostos da planta menos estudados que também podem prejudicar a direção.
A principal diferença em relação ao álcool é que já existe um consenso científico e testes que medem o quanto de álcool é perigoso para dirigir.
Por que a cannabis pode afetar a condução?
É difícil prever o efeito exato que a cannabis terá em um indivíduo em particular.
Muitos fatores podem explicar porque a maconha afeta a direção: dose de THC, outros compostos (como mencionado), experiência pessoal com o consumo da erva, o organismo da pessoa e a via de consumo (por exemplo, fumar e comer).
Os especialistas recomendam esperar um mínimo de quatro a seis horas depois de consumir cannabis contendo THC para poder dirigir.
É importante destacar que a combinação de cannabis e álcool intensifica o nível de comprometimento na condução. Portanto, essa combinação deve ser evitada ao dirigir.
Segurança
Como dito, é difícil saber exatamente quanto tempo esperar depois de consumir cannabis antes de dirigir, já que muitos fatores influenciam no comprometimento do condutor.
A escolha mais segura é separar o consumo de cannabis da condução.
Assim como o álcool, o mais recomendado é usar carona, táxi, Uber ou transporte público para evitar riscos.
Ou seja, sentiu que está muito [email protected]? O mais recomendado é não dirigir.
Fonte: The Conversation