A marca Stella McCartney adotou o micélio do cogumelo para substituir o couro em suas criações fashion.

Ano passado, a Adidas anunciou a criação de um tênis usando couro feito com o micélio do cogumelo, em uma tentativa de trazer materiais sustentáveis para suas criações.

Agora, a famosa marca Stella McCartney também adotou a inovação para sua linha de roupas e acessórios.

Mylo

Stella McCartney foi uma das primeiras marcas de luxo da indústria da moda a optar por excluir produtos de origem animal em roupas e acessórios.

Recentemente, a marca lançou criações feitas com couro vegano a partir de cogumelo cultivado em laboratório, apelidado de Mylo™️.

O lançamento foi em parceria com a Bolt Threads, que se uniu a Stella McCartney em 2017, e havia feito a parceria com Adidas também.

Depois de anos trabalhando para desenvolver ”couro de cogumelo” e encontrando maneiras de incorporar o material em roupas, nasceu o Mylo™️.

Alternativa sustentável

O resultado foi uma alternativa ao couro animal feito inteiramente a partir do sistema radicular subterrâneo dos cogumelos.

A novidade é que o Mylo é uma alternativa muito melhor do que os couros sintéticos.

A maioria desse tipo de couro é à base de petróleo, o que significa que ainda emitem combustíveis fósseis e plásticos durante a produção.

O Mylo™️ é de base biológica certificada, reduzindo drasticamente as emissões de combustíveis fósseis e plásticos. Curiosamente, os cientistas da Bolt Threads desenvolveram um método único que recria ambientes de cultivo de micélio em um laboratório com cobertura morta, ar e água.

Em vez de criar gado em uma fazenda por anos apenas para usá-lo como couro, o couro de cogumelo leva apenas dias para ser produzido. Isso tem um impacto ambiental extremamente positivo:

  • Economizando água (que normalmente hidrataria o gado)
  • Reduzindo as emissões de gases de efeito estufa
  • Manter o que resta da floresta amazônica e outros locais em risco de desmatamento

Itens fashion

A primeira peça da marca a introduzir o Mylo™️ foi uma bolsa, apresentada em um desfile em Paris. Stella McCartney quer integrar o couro de cogumelo em toda sua coleção principal de bolsas a partir de 2023.

A bolsa já está à venda. As demais peças de roupa ainda não estão disponíveis para os consumidores.

No entanto, a marca buscou apresentar a inovação e educar sobre os aspectos positivos dessa alternativa.

Essa moda podia pegar, hein?!

Fonte: Herb e Vogue Business

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