Tudo parece ficar mais engraçado quando consumimos maconha, e é um fato que a erva pode melhorar o humor e aumentar a sensação de felicidade.

Mas entenda como a cannabis nos faz dar mais risadas.

O que causa a risada

Antes de entrarmos nas nuances de como ganja e gargalhadas tendem a se relacionar, primeiro é preciso entender como o riso funciona – sem a influência da cannabis.

O riso envolve várias áreas do cérebro que comandam alguns aspectos como função motora, memória, linguagem, lógica e interpretação auditiva. Então, é praticamente impossível dizer exatamente qual é a principal causa do riso.

Dito isto, nós, como humanos, podemos aprender mais sobre nossa afinidade com o riso estudando a nós mesmos socialmente. O senso de humor de uma pessoa (ou a falta dele) é um subproduto de alguns elementos sociológicos diferentes, como: cultura, educação, estilo linguístico, ambiente e muito mais.

Embora ainda haja muito a ser aprendido sobre o riso e o que o causa, exames de ressonância magnética mostraram que o humor é processado principalmente nos lobos frontal e temporal do córtex cerebral – locais do cérebro onde a cannabis também age.

A influência da maconha

Pesquisas e séculos de experiência sociológica global apontam alguns motivos do porquê a maconha nos faz dar mais risadas do que o normal:

Um dos maiores benefícios da cannabis é que ela tende a funcionar como um estimulante do humor, ajudando na liberação de dopamina. Tais benefícios, inclusive, têm sido bastante explorados para pacientes com depressão, estresse ou ansiedade.

Com a melhora do humor e aumento da dopamina (com a ajuda da liberação da molécula da felicidade, anandamida) torna-se mais fácil sorrir e/ou rir com mais frequência quando estão sob a influência da cannabis.

  • A maconha estimula a área do nosso cérebro mais comumente associada ao riso.

Como mencionamos anteriormente, o riso envolve várias áreas do cérebro, mas principalmente os lobos frontal direito e temporal esquerdo.

Pesquisadores descobriram que a cannabis tende a estimular o fluxo sanguíneo para essas áreas exatas do cérebro.

Mais pesquisas precisam ser feitas sobre o assunto, mas muitos especialistas acreditam que essa “hiperatividade” nos lobos frontal direito e temporal esquerdo explica por que a cannabis tende a fazer os consumidores rirem tanto.

  • A cannabis tende a diminuir as inibições, e permite que você fique mais relaxado e aceite seu ambiente.

A cannabis tem sido associada a relaxamento e sentimento de comunidade.

Isso não é puramente anedótico – a maconha é conhecida por tratar a ansiedade, diminuir o estresse e aliviar a insônia, ao levar a um maior relaxamento à calma nos consumidores.

Embora isso não esteja diretamente relacionado ao riso, a maioria das pessoas concorda que é mais provável dar risada quando já estamos à vontade.

  • A maconha é tipicamente consumida socialmente.

Consumir cannabis pode envolver rituais, que são amplificados quando outros estão por perto para compartilhá-lo com você. Geralmente, a experiência com os amigos tende a ser mais agradável.

Compartilhar um momento hilário com um amigo próximo é perfeito para desencadear aquele ataque de riso (pense bem: compartilhar um meme com um amigo, por exemplo, pode deixá-lo mais engraçado do que ver sozinho).

Você costuma dar muita risada sob efeito da ganja?

Fonte: The Bluntness

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.