O kief concentra os tricomas da maconha e é considerado uma extração simples, que pode ser feita com seu dichavador.

O kief surgiu no Marrocos e consiste em uma mistura de haxixe não prensado (uma extração da maconha em forma de pó) misturado com tabaco e fumado em um cachimbo chamado “sebsi”.
Fora do Marrocos, kief é considerado uma forma mais potente de cannabis não processada. Parece um pó fino e pegajoso que pode ser marrom, amarelo ou verde.
Do tricoma ao kief
Os tricomas concentram os canabinóides e terpenos da maconha. O kief é uma parte da estrutura de um tricoma.
De perto, os tricomas tem a forma de cogumelos porque consistem em caules e uma cabeça bulbosa. Idealmente, o kief deve ser apenas a cabeça, sem o talo.

As cabeças de tricoma são a parte mais desejável da planta porque contêm a maior porcentagem de canabinóides, como o THC. Os concentrados de maconha, como as extrações sem solventes, são feitos a partir dos tricomas.
Como extrair o kief
Existem algumas maneiras de extrair o kief do resto da planta. A maioria das pessoas utiliza dichavadores com telas finas que só permitem a passagem de material mais fino.
Na verdade, o kief é a principal razão pela qual a maioria dos dichavadores possuem mais de duas peças.
À medida que você dichava a erva, os tricomas caem. Porém, junto aos tricomas podem haver outros materiais vegetais da maconha misturados ao kief.

Para obter kief puro, é necessário usar outras telas para separar ainda mais as cabeças dos tricomas dos caules e materiais vegetais da planta, um processo também conhecido como Dry Sifting.
Dry Sift
Um método eficaz para extrair e isolar tricomas é usando telas que parecem peneiras.
Para fazer de maneira profissional, existem algumas telas com tamanhos adequados para obter o concentrado mais puro da maconha.
O processo consiste em começar com a tela de maior tamanho (com furos maiores) e ir diminuindo.
É importante destacar que diferentes strains têm cabeças de tricomas de tamanhos diferentes. Então, para isolar as cabeças, é interessante usar várias telas para separar os diferentes componentes da planta.

Alguns truques são necessários para obter o melhor Dry Sift. No Ganja Talks University, o mestre Marcus Bubbleman ensina todo o processo e dicas exclusivas.
Como consumir
Existem várias formas de consumir o kief ou o Dry Sift:
- você pode vaporizar, usando vapes específicos
- você pode colocar no meio do baseado, junto à maconha
- em volta do baseado
- dá para colocar no pipe e no bong, junto com a cannabis dichavada
- é possível fazer edibles
- também dá para fazer moonrocks