Existem três métodos básicos de consumo de cannabis: inalação, oral e tópico.
Dentro destes métodos, existem várias técnicas, que podem proporcionar diferentes sensações e benefícios.

O método de consumo da maconha influencia nos efeitos a serem obtidos. Cada forma proporciona uma experiência distinta.
Conheça diferentes métodos de consumo de maconha e veja quantos você já teve a oportunidade de experimentar:
Inalação
Quando a cannabis é inalada, todos os compostos ativos da planta (canabinóides e terpenóides, sobretudo) são absorvidos pela corrente sanguínea através dos pulmões. Os efeitos são imediatos. Dentro da inalação, as formas mais comuns de consumo são: fumar e vaporizar.
Fumar
Esse é o método mais conhecido e envolve diferentes técnicas, como:
- Baseado (na seda ou na blunt)
- Pipes
- Bongs (incluindo bong de gravidade)
- Narguile (sim, é possível fumar maconha usando narguile)
No baseado, pipes e bongs também é possível fumar concentrados, como o haxixe ou extrações, junto com a flor.

Vaporizar
A vaporização envolve o uso de um dispositivo para aquecer a flor ou o concentrado abaixo do ponto de combustão, mas em uma temperatura alta o suficiente para extrair THC, CBD, outros canabinóides e terpenos, e suficientemente baixas para não liberar toxinas prejudiciais, como ocorre com a combustão.
A vaporização pode minimizar os riscos à saúde associados ao fumo. Além disso, esse método tem menos odor do que o ato de fumar.
Algumas técnicas para vaporizar maconha são:
- Vapes: que podem ser usados com flor ou concentrados.
- Vape pens: feitos para óleos ou canabinóides destilados. Eles parecem canetas e têm um cartucho que contém o óleo com os compostos da maconha. Algumas vape pens ”ilegais” ou óleos sem procedência têm levado a doenças pulmonares. É sempre importante entender o que você está consumindo.
- Dabbing: é um método de vaporizar concentrados de cannabis usando um dab rig, que envolve o aquecimento de um “prego” de vidro, cerâmica ou titânio e a aplicação do concentrado diretamente na superfície quente, que o transforma em vapor para consumo.

Oral
O método de consumo oral inclui todas as técnicas administradas pela boca, incluindo tinturas, óleos e alimentos/bebidas infundidos.
Geralmente, no consumo pela via oral, ocorre a ingestão pelo trato digestivo antes de entrar na corrente sanguínea, exceto no caso das tinturas. As tinturas são imediatamente absorvidas pela corrente sanguínea.
Como mencionado, as técnicas são:
- Tinturas (basta pingar algumas gotas debaixo da língua e ela já será absorvida pelo organismo)
- Óleos (os óleos com canabinóides podem ser usados com conta-gotas ou em cápsulas)
- Comestíveis (aqui existe uma variedade de opções: basta infusionar a maconha ou concentrado descarboxilados em alguma gordura, como óleo de coco, leite, manteiga… já que são lipossolúveis, e criar a receita que você quiser. Também já existem bebidas infundidas ou você pode adicionar tinturas e óleos nas suas bebidas. Também é possível comer as sementes e folhas da maconha).

Tópico
A administração de cannabis via tópica utiliza extratos de cannabis em produtos para a pele.
Por serem absorvidos pela pele, os tópicos não fornecem nenhum efeito cerebral como os demais métodos. Algumas formas de usar os tópicos são:
- Sprays
- Cremes
- Balms

Qual método é melhor?
Tudo depende do que você está buscando.
Para algumas pessoas, alguns métodos são melhores do que outros, para outras, as preferências e objetivos mudam.
O melhor consumo para seu caso vai depender do produto canábico que você quer utilizar e da experiência que você quer obter com a erva.

Você pode entrar em contato com a comunidade canábica no app Who is Happy para trocar experiências e informações sobre a planta!
Não deixe de fazer check in e compartilhar como você está se sentindo, o que está consumindo e se conectar com apaixonados pela cannabis.