O cânhamo tem ganhado cada vez mais atenção na área nutricional, mas poucas pessoas sabem dos reais benefícios da proteína em pó do cânhamo (hemp protein powder). 

Perfeito para entusiastas fitness ou qualquer pessoa que queira complementar sua dieta, o pó de cânhamo é uma escolha alternativa para outros suplementos dietéticos à base de plantas.

(Imagem: reprodução Organic Hemp)

O que é a proteína de cânhamo em pó?

Simplificando, o pó de proteína de cânhamo é feito através de um processo de moagem das sementes de cânhamo, resultando em um pó fino.

Mas o que o torna tão incrível? Para começar, a proteína do cânhamo contém todos os nove aminoácidos essenciais, junto com gorduras, minerais e fibras saudáveis ​​- tornando-se uma “proteína completa”.

Em média, ¼ de xícara de proteína de cânhamo contém cerca de 120 calorias e 15 gramas de proteína. Não tem tanta proteína quanto outros pós no mercado, mas a proteína de cânhamo é a escolha preferida para quem quer uma alternativa mais natural, sem nada de origem animal, completa e não processada. 

Em geral, proteínas em pó são suplementos populares entre atletas, fisiculturistas ou qualquer pessoa que esteja tentando ganhar peso, aumentar a massa muscular ou aumentar a ingestão geral de proteína.

Esses pós também são populares entre veganos ou vegetarianos, que normalmente precisam pensar um pouco mais na ingestão de proteínas do que o onívoro médio.

Existem alguns tipos diferentes de proteína em pó, mas algumas das mais consumidas incluem: proteína de soro de leite, que vem do leite; proteína do ovo, que normalmente vem da clara do ovo; proteína de soja, que, claro, vem da soja.

No entanto, o pó de cânhamo, com seu sabor terroso de nozes, tem sido cada vez mais escolhido por não conter nada de origem animal e está começando a ganhar popularidade, à medida que mais pessoas conhecem seus benefícios.

Por que escolher a proteína de cânhamo em pó?

Como acontece com qualquer proteína em pó no mercado, há muitas coisas a se considerar ao escolher uma, desde o valor nutricional até a consistência e o sabor. 

No entanto, existem alguns benefícios em escolher o cânhamo como método de ingestão de proteínas:

  1. Proteína vegetal de fácil digestão

O cânhamo é mais fácil de digerir do que outras proteínas vegetais. Como regra, as proteínas animais são mais fáceis de digerir do que as proteínas vegetais, mas o cânhamo é uma exceção reconhecida.

Uma pesquisa comprovou que cerca de 91 a 98% da proteína encontrada na semente de cânhamo moída é facilmente digerível, o que significa que quase todos os aminoácidos da proteína em pó serão usados ​​por seu corpo.

Outra pesquisa também aponta que o cânhamo pode ser mais fácil de digerir porque contém as proteínas edestin e albumina, que o corpo é capaz de decompor rapidamente.

Para quem opta por não consumir proteínas vegetais porque tem problemas para digeri-las, a proteína do cânhamo em pó pode ser um produto para experimentar. 

Esta é uma opção especialmente útil para vegetarianos ou veganos, que não consomem proteínas animais.

(Imagem: reprodução Erbology)
  1. A proteína do cânhamo contém gorduras insaturadas. 

Por ser derivada da semente de cânhamo, a proteína em pó tem, em sua maior parte, gordura insaturada, que é ótima para a saúde do coração. 

Ele também tem a proporção perfeita de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e câncer.

Este teor de gordura é consideravelmente mais alto do que outras proteínas em pó no mercado.

Se você está tentando adicionar mais gorduras saudáveis ​​para o coração à sua dieta, a proteína do cânhamo em pó pode funcionar como um ótimo suplemento dietético para você. 

No entanto, se você pretende incorporar um pó de baixo teor calórico à mistura, esta pode não ser a escolha ideal.

(Imagem: Derick McKinney | Unsplash)
  1. Fonte de fibras

O cânhamo é uma grande fonte de fibra. 

As dietas ricas em fibras melhoram os níveis de açúcar no sangue, levam a um risco reduzido de câncer de intestino e um intestino mais saudável, de maneira geral.

Dependendo do tipo de sementes de cânhamo que forem usadas e se há fibra adicional ou não, geralmente, a proteína de cânhamo em pó contêm cerca de 7 a 8 gramas de fibra por porção.

Em contraste, muitos outros pós de proteína vegetal (como soja, arroz ou ervilha) contêm quantidades mais baixas de fibra.

Porém, tenha cuidado – embora os altos níveis de fibra de cânhamo pareçam um benefício, muita fibra pode ser difícil para a digestão, então certifique-se de não consumir demais.

Mais uma vez, a proteína de cânhamo é perfeita para veganos e vegetarianos por ser de origem vegetal e apresentar altos níveis de fibra, difíceis de serem obtidos nas dietas sem carne ou sem produtos de origem animal. 

(Imagem: reprodução The Cannabis Investor)
  1. Rico em minerais e antioxidantes. 

Além dos altos níveis de proteínas e fibras, o cânhamo é uma ótima fonte de minerais e antioxidantes, necessários para a saúde do nosso corpo. 

As sementes de cânhamo são muito ricas em minerais como fósforo, ferro, manganês, magnésio, cálcio, zinco e cobre. Eles também contém lignanamidas, que contam com altas propriedades antioxidantes.

Como consumir?

Como qualquer outra proteína em pó, o cânhamo em pó é comumente misturado em smoothies ou shakes pós-treino. Uma opção é bater o hemp protein powder com leite, iogurte, e frutas. Você pode adicionar cacau, manteiga de amendoim ou pedaços de coco também. 

A proteína de cânhamo em pó também pode ser adicionada em panquecas de aveia, waffles fitness, tortas e qualquer outra receita que você quiser. 

No Brasil, a hemp protein powder ainda não é amplamente comercializada, mas é possível encontrar em e-commerces ou importar. 

Fonte: The Bluntness

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.