Saber qual a dose ideal de maconha para alcançar os efeitos desejados não é uma tarefa simples.

Mas, o mercado canábico têm criado novas soluções para proporcionar a dose ideal para cada usuário.

(Imagem: Shelby Ireland | Unsplash)

Ao usar o óleo de cannabis de forma terapêutica, por exemplo, é difícil dosar exatamente o quanto de CBD, THC e outros canabinóides você está ingerindo. Então, ter uma precisão da quantidade e dos possíveis efeitos fica a cargo da tentativa e erro. A não ser, claro, que você esteja fazendo uso medicinal com acompanhamento médico. 

Ao ingerir cannabis vaporizando (no tradicional baseado, por exemplo) ou através dos comestíveis, a dosagem pode ser ainda mais imprecisa. Mais uma vez, a dica é ir ”testando” a quantidade até entender os efeitos no seu organismo. E sempre começar aos poucos.

Um estudo mostrou que a minoria dos usuários de maconha com fins terapêuticos sabiam dosar a quantidade que estavam consumindo. A maioria nem tinha ideia de quanto estava tomando diariamente. 

Apesar dessa dificuldade e falta de conhecimento sobre dosagem, encontrar o ponto ideal é essencial para maximizar os benefícios terapêuticos da planta. 

Muito pouco pode ser ineficaz para o alívio da dor crônica, inflamação ou até mesmo estresse. Doses altas podem desencadear efeitos desconfortáveis para quem tem ansiedade, por exemplo. 

Apesar da dosagem ser importante, principalmente quando falamos de uso terapêutico, ainda é um desafio. Nesse sentido, empresas da indústria canábica começaram a criar soluções para resolver essa questão e maximizar os benefícios da maconha para os usuários, de acordo com o que eles estão buscando na planta. 

(Imagem: CRYSTALWEED cannabis | Unsplash)

Canetas doseadoras

Uma das novas opções que mais tem ganhado destaque são as dose pens (canetas doseadoras), que funcionam como pequenos e discretos vaporizadores que proporcionam uma dose ideal de compostos de cannabis ao pressionar um botão. 

Esses dispositivos, alguns do tamanho de um isqueiro Bic, fornecem combinações personalizadas de canabinóides e terpenos formulados para aliviar problemas específicos.

Todos os aspectos – da temperatura ao fluxo de ar e à duração da inalação – são pensados pelo fabricante para garantir uma experiência adequada aos consumidores. Alguns até vibram para evitar que o usuário use em excesso e consuma apenas a dose ideal. 

Cada vez que você vaporiza a dose pen, uma dose específica e precisamente quantificada é liberada para você inalar. Algumas marcas disponibilizam canetas que possuem de 50 a 200 doses (cada vez que você vaporiza, é uma dose). 

Cada dose contém uma combinação exata de canabinóides e terpenóides destinada ao efeito que você busca. As canetas são produzidas com combinações e quantificações feitas para cada caso: existem canetas específicas para quem busca aliviar ansiedade, canetas para quem busca tratar insônia, outro tipo para quem quer uma dose de felicidade, e por aí vai. 

(Imagem: reprodução Now Toronto)

Pontos positivos e negativos

Os pontos positivos de usar as dose pens são: 

  • Conseguir a dosagem ideal para o que você está buscando
  • Consumir a combinação de canabinóides e terpenóides mais indicada para você
  • Maximizar os benefícios terapêuticos, exatamente por consumir apenas o que você precisa, nem mais, nem menos
  • As canetas são super discretas
  • Resultados instantâneos: vaporizar proporciona efeitos em apenas alguns minutos

Alguns pontos negativos:

  • Impacto ambiental, já que elas são descartáveis após esgotar o número de doses disponíveis (apesar de existirem métodos para reciclagem das dose pens, não é algo tão simples, o que faz com que elas sejam apenas descartadas, sem que sejam recicladas).
  • Ainda não são amplamente comercializadas. Só é possível encontrar onde a maconha já legalizada. Portanto, para conseguir aqui no Brasil, só através de importação. 
  • As dose pens costumam ser caras. Na verdade, elas foram desenvolvidas para ser uma solução sofisticada para quem consome cannabis, portanto, os preços tendem a ser ”sofisticados” também. Os valores de uma única caneta podem chegar a US$100, com doses limitadas. 
(Imagem: reprodução Built in LA)

Dosist

Hoje, diversas empresas da indústria canábica comercializam as dose pens, mas a marca mais famosa e pioneira na área é a Dosist, uma empresa de bem-estar da Califórnia. 

A Dosist se especializou em desenvolver produtos que proporcionam doses precisas de cannabis para objetivos específicos dos consumidores. Cada dose pen é nomeada com o propósito da dosagem: ”sleep” (sono), ”bliss” (felicidade), ”calm” (calma)… 

As canetas da Dosist já foram consideradas uma das melhores invenções pela TIME Magazine e os consumidores aprovam a ”terapia de cannabis com dose controlada”, desenvolvida com a tecnologia exclusiva da empresa, nomeada como ”tecnologia precisa de bem-estar”. 

Mais uma vez, a indústria da cannabis tem inovado para garantir os melhores benefícios da planta.

Compartilha nos comentários o que você achou dessa nova solução!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.