Um novo ingrediente que tem ganhado os rótulos das cervejas é o terpeno. 

Na verdade, o lúpulo, ingrediente principal da cerveja, possui terpenos, mas adicionar terpenóides diferentes à bebida é o novo hype, e dá um boost nas qualidades do lúpulo.

(Imagem: reprodução Cannabis Business Times)

O lúpulo utilizado na fabricação da cerveja, humulus lupulus, é da mesma família botânica de plantas com flor da cannabis, chamada Cannabaceae. Portanto, o lúpulo e a maconha são considerados ”primos”.

Mestres cervejeiros têm adicionado os terpenos encontrados na flor da cannabis no processo de fabricação da cerveja, potencializando o sabor e aroma, e criando cervejas ainda mais exclusivas e marcantes. 

Confira 7 cervejas nacionais terpenadas, que unem o melhor dos dois mundos, para você degustar:

1. Mun Rá (Cervejaria Mito)

Esse rótulo surgiu de uma collab com o Molusco, criador do canal Mundo Molusco e dos Moluscontos, publicados pela MolusComix

A Mun Rá é uma Bohemian Pilsner com adição de terpenos, uma cerveja amarga, com aroma floral e resinoso. 

2. Magic Cake (Cervejaria Mindubier)

Diretamente de Salvador, essa Russian Imperial Stout inclui os terpenos 24k e Berry Gelato. A combinação garante uma cerveja com sabor de chocolate amargo com toque cítrico. 

(Imagem: reprodução Mindubier)

3. JAMMING NE (Cervejaria Odisséia

A Jamming NE é de uma série experimental chamada ”Terpeno Lines”, criada pela Cervejaria Odisséia, de Rio Preto (SP). 

Essa cerveja é uma New England India Pale Ale (IPA) e apresenta uma mistura patenteada de 5 Lúpulos +Amora +Terpeno Greencrack. A combinação garante sabores e aromas únicos, com um leve amargor. 

(Imagem: reprodução Untappd)

4. Everbrew Maine Berry Gelato (Everbrew)

A Everbrew Maine Berry Gelato é uma India Pale Ale feita com o terpeno Berry Gelato. A cervejaria Everbrew é de Santos e desenvolveu esse rótulo criando uma cerveja com características de frutas tropicais e baunilha,  que complementam a potência do lúpulo.

(Imagem: reprodução Cervejas Especiais)

5. Blueberry Kush (Koala San Brew

A Koala San Brew, de Nova Lima (MG), criou uma linha de cervejas terpenadas em parceria com Cerveja Lift e Alvaro Mafras

The Terpene Chronics é uma série de receitas com lúpulos e terpenos para recriar aroma de strains aromáticos.

O primeiro rótulo da série é a Blueberry Kush, uma cerveja tipo Hazy Double IPA, feita com com perfil de Blueberry, pinho, dank, doce, berries em geral, e condimento leve.

(Imagem: reprodução Elle)

6. Six Rivers Forest (Octopus)

A Octopus, de Niterói, elaborou esta Double IPA com perfil herbal e resinoso intenso, acompanhado por aromas de frutas amarelas, que remetem a espécies de cannabis da Califórnia.

(Imagem: reprodução Untappd)

7. Hophood (UX Brew)

A Hophood é uma cerveja que conta com os terpenos Citrus e Mango. A UX Brew, de Itupeva, incorporou esses compostos cítricos na New England India Pale, criando uma combinação encorpada e refrescante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.