Com novas descobertas sobre a cannabis a cada dia, os terpenos vêm ganhando destaque. 

Mas esses compostos ainda apresentam diversos mistérios para o mundo canábico. 

(Imagem: reprodução Terpenes and Testing)

Os terpenos

De maneira simples, os terpenos são os compostos químicos que fornecem a todas as plantas – não apenas à cannabis – seu sabor, cheiro e efeitos distintos. 

Eles são responsáveis ​​por aromas como pinho e lavanda (sendo usados ​​para fazer óleos essenciais), e também são responsáveis pelo sabor amargo do lúpulo usado na cerveja IPA, por exemplo. 

(Imagem: reprodução Finest Labs)

Quando se trata de cannabis, os terpenos podem ser encontrados nos tricomas, e são uma grande parte do motivo pelo qual algumas variedades fazem você se sentir sonolento ou preguiçoso, enquanto outras podem deixar sua mente acelerada e inspirada.

Confira algumas informações importantes sobre esses importantes compostos e fique por dentro do universo terpenóide:

Existem terpenos da cannabis encontrados em outras plantas

Os terpenos são os mesmos, não importa de onde venham. 

Por exemplo, o composto linalol é o mesmo tanto extraído a partir de uma planta de lavanda ou de um cultivo de maconha. 

(Imagem: reprodução The Old Farmer’s Almanac)

Então você deve estar pensando: mas se é o mesmo terpeno sempre, como ele produz diferentes características em espécies distintas?

No caso da cannabis, a combinação entre terpenos e canabinóides que produz as características marcantes de cada cepa, proporcionando efeitos exclusivos e propriedades únicas.

Além disso, uma mesma variedade de maconha muda de colheita para colheita – o que significa que o perfil de terpeno de uma cepa específica pode mudar com o tempo. 

Os terpenos podem contrabalançar os efeitos do THC

Um estudo examinou a relação entre vários terpenos da cannabis e fitocanabinóides, e um dos efeitos mais notáveis ​​foi uma diminuição nos picos de ansiedade relacionados ao THC. 

Embora muitos consumidores usem o THC para reduzir o estresse, muitos sentem uma sensação de ansiedade, principalmente com maconha e produtos com alta potência.

Uma combinação do THC + CBD + terpenos pode suavizar essa sensação, causando efeitos agradáveis, como relaxamento. 

Existem mais de 200 terpenos na maconha

Foram encontrados mais de 200 terpenos nas plantas de cannabis. 

Muito parecido com os canabinóides, os terpenos da maconha mostraram uma afinidade para locais receptores no cérebro e no sistema nervoso central.

Existem 5 terpenos primários que aparecem com mais frequência e têm os efeitos mais potentes: limoneno, mirceno, pineno, linalol, cariofileno. 

(Imagem: reprodução Discover Magazine)

É possível adicionar terpenóides e perfis de terpenos extraídos da maconha, em bebidas, receitas e até mesmo no prensado! 

Se você quiser aprofundar seus conhecimentos sobre esses compostos, confira o curso ”A Revolução dos Terpenos” do Ganja Talks University, e entenda os mistérios e benefícios dos terpenóides.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.