O universo de cursos online cresceu muito nos últimos anos. Ainda bem que eu estava atento a esse movimento no mercado e consegui me preparar para essa onda virtual.
Trabalhar com conhecimento sobre cannabis online é super importante, compartilhar informação é essencial para educar sobre o tema.
Com o COVID-19 todo mundo teve que ficar em casa, com bastante tempo disponível para investir em alguma outra atividade fora trabalho, e foi quando os cursos online tiveram um ”boom”.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, o mercado de educação mudou definitivamente com a pandemia. Empresas especializadas em plataformas de ensino online viram crescimento de novos estudantes de 200%, e estima-se que essa área chegue à US$ 350 bilhões até 2025, englobando softwares de aprendizagem online, tutorias virtuais, aplicativos de idiomas, entre outros.
Paralelamente, o mercado da cannabis bateu recorde no último mês em British Columbia: com ganhos de CA$ 5.4 milhões (dólares canadenses) e com um aumento nas vendas de cannabis para uso adulto de 13% em comparação com o mês anterior, liderando o crescimento neste mercado entre as demais províncias canadenses. E não é novidade que esse crescimento no mercado canábico vem acontecendo de forma global.
Juntar essas duas esferas (educação online + cannabis) em um formato de negócio tem sido algo que estamos trabalhando desde 2018. Naquele momento, montávamos cursos e vendíamos por R$ 900 reais, aproximadamente, no Ganja Talks University. Também criávamos campanhas mensais de lançamento de produtos online, o que tornava nosso trabalho muito estressante.
Durante a pandemia, eu li muito sobre marketing digital, algo que eu já tinha me apaixonado antes. Comecei a entender melhor o mercado de assinaturas e que esse é o futuro. A partir disso, comecei a adaptar meu negócio para essa transformação. O que foi perfeito, porque, hoje, eu consigo possibilitar – por apenas R$ 37 – que os alunos estudem Empreendedorismo, Culinária, Extrações, Cultivo Orgânico e muito mais, com a facilidade de cancelar quando desejarem.
De um lado eu tenho acesso com um valor baixo, de outro eu tenho escala e a possibilidade de servir aquele que gosta do meu conteúdo gratuito e tem a possibilidade de fazer um pequeno investimento para um sistema mais premium de conteúdo.
Um dos grandes aprendizados construindo esse business foi entender que para ter conversão é preciso adicionar valor à vida das pessoas, ir transformando a sociedade de maneira positiva e resolvendo problemas que existem no mundo, para transformar essas soluções em grandes oportunidades de negócio.