Provavelmente você já viu e ouviu falar do famoso ”420”: ou como aquele horário especial para queimar um, 4:20, (conhecido como ”hora do chá” no Brasil), ou como o dia mundial da maconha, 4/20, ou até mesmo estampado em roupas ou acessórios canábicos. Em geral o 420 sempre remete à cannabis, mas você sabe por quê?

A origem

O primeiro uso do ”420” com conotação canábica foi em 1971. 

Um grupo de estudantes de ensino médio em Marin County, na Califórnia, sempre se encontravam no final das aulas, às 4:20 p.m. (16:20), para fumar um baseado. Entre eles, 4:20 era um código para maconha

No outono de 1971, esse grupo de amigos, chamado ”Waldos”, ganhou um mapa que supostamente mostrava a localização de uma plantação de maconha próxima à San Francisco. E, claro, um dia eles combinaram de sair à ”caça ao tesouro” às 4:20. A plantação não foi encontrada, mas os Waldos sempre mantiveram o código 4:20 para fazer alusão à cannabis. 

Um dos Waldos afirma que usar 420 como um código permitia que eles mantivessem suas atividades ilegais escondidas dos adultos. Esse código se consagrou como o símbolo oficial da maconha, tornando-se um código não mais tão secreto. 

A popularização do 420 veio com a divulgação em cartazes da banda de rock Grateful Dead, na década de 1970. Um dos Waldos trabalhou com a banda por um tempo e levou a ”palavra do 420” para a contracultura da Califórnia.  

Dia Mundial da Maconha

O 420 logo foi associado à data 04/20 (em inglês, eles escrevem primeiro o mês, em seguida o ano, portanto, 20 de Abril), que se tornou o dia oficial da maconha (Weed Day). 

A ideia inicial para esse dia, que surgiu nos Estados Unidos, era que todos os ”maconheiros” fumassem um beck às 4:20 para celebrar o dia que representava o símbolo da cannabis.  

Logo, essa data se tornou um evento importante por todo o mundo, não apenas como pretexto para fumar maconha, mas também para reunir ativistas e movimentos que defendem a legalização da cannabis. 

Sabe-se que a criminalização dessa planta sempre trouxe mais ônus do que bônus, então, nesse 4/20, vale lembrar da luta pela legalização da cannabis no Brasil e à nível internacional. Apenas com a legalização poderemos, de fato, aproveitar os imensos potenciais dessa planta.

Feliz 420!

Fonte: ABC News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.