Muito se debate sobre os efeitos reais da cannabis no organismo humano. Se você fuma ou já fumou, provavelmente já deve ter se perguntado quais os danos reais causados pela maconha ao corpo e os pulmões, sem dúvida, são as partes mais afetadas pelo fumo.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, analisados por um estudo em Atlanta, nos EUA, os usuários que relataram uso ‘pequeno a moderado’ de cannabis por 20 anos, não demonstraram nenhum tipo de dano aos pulmões, o que corrobora para a tese de que a maconha não causa câncer de pulmão. Porém, consumidores mais assíduos teriam motivos reais para preocupação. Apesar do câncer de pulmão ser uma questão polêmica, dificuldades de respiração e outros tipos de inflamações e irritações menores podem ocorrer a longo prazo.

Pesquisas na Nova Zelândia indicaram que o câncer de pulmão pode estar sim, associado ao alto consumo de cannabis. Os pacientes analisados no estudo tinham mais de 55 anos e uma série de componentes ligados ao câncer encontrados no tabaco também foram encontrados na cannabis, porém, um estudo em Madrid mostrou que o THC pode ser eficaz no combate à células cancerígenas em animais. Os resultados contrastantes dos estudos mostram que ainda existe muito a ser estudado sobre a cannabis, mas é possível que ambas afirmações estejam corretas.

Em meio aos dados divergentes, a redução de danos pode ser uma solução importante. Consumir maconha de boa qualidade, de preferência não prensada, e também na forma de comestíveis, ao invés do fumo são medidas eficazes para reduzir qualquer tipo de prejuízo à saúde, além também dos vaporizadores, que eliminam boa parte das impurezas e partículas nocivas aos tecidos pulmonares.

Ainda que não existam provas claras sobre a ligação cannabis-câncer de pulmão, pesquisadores continuam desenvolvendo estudos para chegar a alguma conclusão mais concreta sobre o assunto. Com a legalização crescente da erva, esse cenário poderá ser melhor compreendido, trazendo benefícios para os úsuários e pacientes e melhorando a qualidade das pesquisas realizadas.

Fonte: https://www.zativo.co.uk/blog/124-cannabis-smoking-effects-lungs

Imagens: broadly.vice.com/; leafscience.com/; businessinsider.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.