Sanjay Gupta é um neurocirurgião, correspondente e apresentador famoso nos EUA por seu programa de TV ‘Sanjay Gupta M.D’na rede CNN. Além do próprio programa, o doutor é colunista da revista Time faz aparições freqüentes em outras atrações como o The Larry King Live e American Morning, tratando sempre de questões relacionadas à área da saúde.

Gupta ganhou reconhecimento também pelo documentário ‘Weed’, produzido em parceria com a CNN. Anteriormente contrário à maconha, devido ao pouco contato com a erva e com informações de qualidade, o médico teve sua opinião radicalmente mudada após gravar o documentário e entrar em contato com a menina Charlotte Figi. Portadora de uma doença rara, com três anos de idade a menina já convulsionava em média 300 vezes por semana. A única alternativa de tratamento? Cannabis rica em CBD.

A experiência levou o doutor Gupta a uma verdadeira epifania canábica. Em 2013, o neurocirurgião publicou um texto no qual pedia desculpas pelo papel proibicionista que desempenhara até então, “Nós temos sido enganados de forma horrível e sistemática por quase 70 anos nos EUA, e eu sinto muito pelo meu próprio papel nesse contexto”.

Depois de estudar mais a fundo o tema, o médico descobriu inúmeras pesquisas que davam conta dos benefícios da maconha, além de estudos financiados pelo próprio governo americano que não foram divulgados por interesses políticos.

Além disso, Gupta constatou que dentre todas as pesquisas ocorrendo no país sobre maconha, apenas 6% buscavam analisar os benefícios da erva, enquanto todas as outras eram especificamente designadas para ‘encontrar’ possíveis danos a usuários. O resultado acaba sendo uma má distribuição de informação para a população.

Após essa mudança de posicionamento, o doutor Gupta hoje advoga a favor da cannabis e procura orientar amigos, colegas e pacientes sobre o que, de fato, é a cannabis e quais seus benefícios e malefícios. A história desse médico mostra como a proibição age por meios, muitas vezes, excusos, onde as informações são deliberadamente escondidas ou distorcidas por interesses de terceiros.

A informação de qualidade é sempre o caminho mais rápido para a mudança de paradigmas, e como falou o neurocirurgião: chegou a hora da revolução da cannabis!

Fontes: http://edition.cnn.com/2013/08/08/health/gupta-changed-mind-marijuana/

http://edition.cnn.com/2015/04/16/opinions/medical-marijuana-revolution-sanjay-gupta/

Imagens: Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.